Como surgiu a nossa amiga?

     Elas já fazem parte de nós mulheres. Ela é nossa amiga e carrega nosso arsenal de beleza, a nossa salvação diária, simplesmente é dentro dela que se encontram tudo o que a sua dona precisa. Você usa e adora, quando fala em comprar uma nova você fica super feliz, mas você sabe a história dela? De onde ela veio? Como chegou aqui e ficou tão moderna? Não sabe? Então vem comigo que hoje você vai aprender e vai ter um assunto super interessante para o próximo clube da Luluzinha.

bolsas

     Parece que tudo começou com os povos primitivos, pois foram achadas pinturas em rochas com imagens femininas com bolsas penduradas nos braços, acredita-se que as criaram para carregar e proteger suas caças.

     Algumas eram usadas para carregar remédios, leques, tabaco ou escovas para cabelos, não muito diferente da função dela hoje para nós mulheres, algumas foram até desenhadas para guarda relíquias e livros de oração e a procura por esta nova invenção foi tão grande que várias confecções surgiram pela Europa e foi neste momento que apareceram os Pockets, que eram confeccionados em linho, algodão, lona ou flanelas na forma dos bolsos que usamos hoje em dia, normalmente eles eram feitos em pares e eram usados sob as saias ou as anáguas.

bolsase

     Mais a frente no século XVII com o crescimento da moda, bolsos foram acrescentados ás roupas masculinas e femininas, só que no segundo caso esses bolsos foram crescendo cada vez mais, já no século XVIII eles se tornaram tão importantes, que eram deixados em testamentos como algo de grande valor.

     Com o tempo as mulheres viram o quanto esse bolsinho era útil e então começaram a guardar tudo o que necessitavam neles e o que era ótimo até perceber que os amiguinhos estavam acabando com a sua silhueta, estavam causando volume e saliências as curvas femininas.

     E foi no final deste século que os vestidos passaram a ter um contorno marcado, onde não havia lugares para os bolsos cheios de objetos e foi para resolver este desespero feminino, que foi criada a nova bolsa: A Retícules, que eram bolsas de tecido bordadas a mão.

bolshas

    Com o acontecimento da Revolução industrial as mulheres começam a ganhar a sua independência e a sair mais ás ruas e surgiram assim as “Châtelaines” que eram amarradas na cintura e que geralmente eram confeccionadas com o mesmo pano de suas roupas.

Châtelaines

     Com o passar do tempo a moda dominou o mercado das bolsas e foram confeccionadas vários tipos diferentes, eram bolsas de vários tamanhos, materiais, estilos e formas.  Nessa mesma época entraram os detalhes, como franjas, botons, aviamentos entre outros. E o design foi se aprimorando, surgindo assim os compartimentos para moeda, espelhos, canetas e etc…

      E no mesmo período, o da Revolução, a mulher se tornou mais ativa e ia ao trabalho de bicicleta, o que inspirou Louis Vuitton a criar a Darmier Gean Canvas Citadain, que era espelhada nos carteiros, a bolsa era com alças compridas para usar transpassada na frente.

louis_vuitton_Citadain

     Nas tarde em 1929 Coco Chanel cria uma bolsa que era para ser usada a tiracolo, criando mais um modelo e dando assim mais um brilho a este mercado da moda e em 1932 Louis Vuitton apresentou mais uma de suas criações que  desta vez era um pedido de um produtor de champagne que queria uma bolsa para carregar cinco garrafas e então Vuitton criou a bolsa Noé.

Bolsa Chanel

Bolsa Chanel

Louis Vuitton - Bolsa Noé

Louis Vuitton – Bolsa Noé

     Com o passar do tempo as bolsas foram mudando, foram criados novos modelos, novos materiais até chegar aos anos 2000, onde a moda é “Be yourself”, onde a bolsa tem que refletir a personalidade de quem a usa.

        E agora depois de tudo isso e por tudo isso você tem a sua ou as suas, não tem como ter só uma, não é mesmo? E ai gostou da historinha?  Eu tentei fazer o mais resumido possível, desculpem o texto enorme, mas tenho certeza que agora você deu uma enriquecida na sua parte cultural sobre moda e com certeza arrumou um assunto bem interessante para a próxima conversa.

     Espero de coração que tenham gostado e comentem me dizendo o que acharam. Beijocas e fiquem com papai do céu. Espero estar novamente por aqui amanhã.

         Obrigada a quem leu até aqui!

Anúncios

Comente algo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s