Processo da máquina de cartão

Oi Mulherada! ❤

          Usar o cartão de crédito já se tornou algo habitual para todos nós brasileiros, por causa da segurança em evitar circular pelas ruas com dinheiro na carteira e também pela facilidade oferecida no pagamento a longo prazo que é divido nas parcelas. Já estamos acostumados fazer o uso do cartão, sabemos usar até se colocarem uma venda em nossos olhos, mas você sabe como funciona  todo o processo de movimentação e transação? Se sua resposta foi não continue por aqui, pois o post de hoje vai falar sobre o processo da máquina de cartão.

qual_a_melhor_maquina_de_cartao_para_a_minha_empresa_processo_blog_essenciapink_blogueira_lohrainealves_saojoaodemeriti

          O assunto pode parecer chato, pelo menos eu acreditava que era algo muito complicado de se entender, mas como já falei para vocês quando eu vou adquirir algo gosto de estar por dentro de tudo, dos míninos detalhes, e por isso fui em busca desse tema, notei que não era aquele monstro de sete cabeças o qual eu imaginava, é tão simples que decidi vir compartilhar com vocês.

Os envolvidos

       Quando você termina o ato de compra na máquina, acontecem várias trocas de informações, cobranças e verificações entre as partes envolvidas nesse processo, mas quem são os envolvidos? Vamos conhecer agora!

Quem está ultilizando o cartão, ou seja, o cliente que solicitou o cartão ao seu banco e está fazendo uso dele para realizar a compra.

O estabelecimento que é a empresa ou pessoa física (atualmente pode fazer uso da máquina de cartão) que oferece um serviço ou produto por meio da máquina de cartão.

Banco emissor do cartão, que é a instituição financeira que disponibilizou o cartão para o cliente, que permite o uso de uma ou mais bandeiras de cartão.

Bandeiras do cartão, como por exemplo, Visa e Mastercard que são as instituições financeiras que determinam as regras, prazos e limites do uso do cartão, além do crédito liberado para uso do consumidor, são responsáveis pelas transações e não tem contato direto com o empreendedor e sim com as credenciadoras.

As credenciadoras, que são as empresas que disponibilizam as maquininhas de cartão e são elas que são responsáveis pela parte operacional do processo, elas armazenar os dados sobre os cartões de crédito e trocam informações com as bandeiras do cartão, podemos citar como exemplos de credenciadoras a Cielo e a Pag seguro.

Banco do empreendedor que é o banco o qual o dono do estabelicimento tem a conta que está cadastrada na máquina de cartão, que recebe o dinheiro da venda e processa as operações de crédito e também de débito.

processo_da_maquina_de_cartao_qual_a_melhor_maquina_de_cartao_para_meu_negocio_blog_essenciapink_blogueira_lohrainealves_saojoaodemeriti

O processo

          Agora que sabemos mais sobre cada um dos envolvidos fica mais simples de entender todo o processo de venda na máquina de cartão. Quando você finaliza a compra na maquininha o dispositivo primeiramente envia os dados do pagamento para um sistema que facilita a comunicação entre o aparelho e o credenciador, que logo confirma se o cartão é verdadeiro e caso for comprovado que sim, é verificado se é possível o pagamento.

          Após isso os dados são enviados para o processador de pagamento, o banco do vendedor, que repassa a transação para o intercâmbio de cartão de crédito, que faz a comunicação entre o banco do empreendedor e o banco emissor do cartão do cliente, e é nessa mesma fase que o banco emissor verifica os limites disponíveis na conta do cartão de crédito do consumidor e finaliza informando se a transação foi aceita ou negada. 

          Quando a compra é aceita os dados são redirecionados para o terminal eletrônico e a compra é finalizada, com a emissão do comprovante de venda, caso a compra seja negada o aparelho informa o código de erro associado ao problema específico, que pode ser de venda não autorizada, ou código de segurança inválido entre outros.

           Viu como não é algo complicado de se entender? Espero que eu tenha conseguido explicar de forma clara como funciona esse processo, e se você conseguiu entender melhor me conta aqui em baixo nos comentários vou amar saber.

Um beijo enorme, fique com papai do céu e volte sempre!
❤  

Anúncios

Comente algo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s